Inspirada no ritmo de uma das regiões mais badaladas da cidade de São Paulo, Rua Frei Caneca (paralelo ao movimentado Baixo Augusta), a trupe inaugura sua sede e reúne charme gastronômico de um Café Gourmet a um amplo Espaço Cultural, que este ano faz homenagem a “alma feminina”.

Fundada há 19 anos pelo diretor, ator e autor Antonio Ginco e a atriz Juliana Calligaris, bacharel em Filosofia e pesquisadora teatral, a trupe do Trilhas da Arte-Pesquisas Cênicas veio à cena em Americana-SP como Cia Se Liga, onde permaneceu por 14 anos. Hoje, reinventa o seu fazer artístico em seu novo Espaço Cultural inaugurado neste novembro.

.:: Sobre o Espaço::.

A iniciativa de criação do Espaço partiu da ideia de conceber um ambiente que reunisse  diversas possibilidades artísticas exatamente nesta região da cidade. “O bairro se destaca por reunir um público ávido por diversidade e novidade. Incluir esses desejos em um Espaço Artístico foi a forma que encontramos para esta realização”, definem os artistas.

O Estação Caneca – Espaço Cultural Trilhas da Arte contará com o café gourmet, um espaço gastronômico especializado que, além do expresso tradicional, contará com 18 bebidas à base de café exclusivas para o local. Para complementar, o espaço contará com uma mini revistaria-livraria, miniauditório com 20 lugares (disponível para mostras cinematográficas), sala de prática cênica para dança e teatro disponível para cursos e workshops, galeria para exposição de artes plásticas, camarins e banheiros com chuveiro e teatro com capacidade para 40 pessoas.

.:: Agenda do Estação Caneca – Espaço Cultural Trilhas da Arte::.

Tema: “Mulheres”

1-  “Senhorita Júlia” – Grupo Trilhas da Arte

Quintas – feiras, 21horas  – até 16/12

 Texto: tradução e adaptação da obra August Strindberg

Direção: Antonio Ginco

Elenco: Marcelo Bosso, Juliana Calligaris, Liz Nunes.

Fotos: Lenise Pinheiro

Sobre a peça:  Era noite de São João, a noite dos sonhos, as camponesas da fazenda da família organizam festejos, com música, comidas e danças. Enquanto a criada Cristina termina seus afazeres domésticos, seu noivo João, empregado das terras, vai buscá-la para a festa. Chega inesperadamente Senhorita Júlia, a noite avança e, de súbito, como um fogo ardente, acende-se uma paixão entre Júlia e João. Animada pelo vinho e pela cerveja, Júlia dança com João, relembram suas infâncias tão diversas socialmente e falam de seus sonhos íntimos. A partir de então, assuntos como a relação entre as classes sociais e a valorização da mulher na sociedade entre religiosidade, fé, leis universais e destino vêm à tona nesta trama.

  

2-  “Borboletas de Sol de Asas Magoadas” – Evelyn Ligocki

Sextas – feiras, 21h30 – até 17/12

Concepção, Interpretação e Direção: Evelyn Ligocki

Co-Direção: Celina Alcântara 

Sobre o espetáculo: O espectador é um dos visitantes da casa de Bety, travesti das ruas do centro de Porto Alegre-RS. No local, o público mergulha no universo comum a todas as travestis, ora cintilante, ora opaco, de preconceitos, risos, silicone, sexo, música, salto alto, desprezo, solidão e “super-feminilidade”. Para essa criação a atriz pesquisou por oito anos nas ruas, casas, boates e na Igualdade – Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul o universo que compõe sua personagem. Por este trabalho, Ligocki já recebeu o Troféu Açorianos “Atriz Revelação” RS e a indicação ao Prêmio Qualidade Brasil Melhor Atriz SP.


3- “Brutas Flores” – por Cia Móbiles

 Sábados, 19h30 – até 18/12

Direção de ator: Ana Paula Pais
Direção de movimento: Bruno Gasparotto

Elenco: Ana Paula Pais, Breno Capodeferro, Bruno Gasparotto, Cristiane Ciancio, Laís Alpi e Thaís Polidoro

Sobre o espetáculo: Olhar as mulheres sob seus próprios olhos tocá-las com suas mãos, amá-las rasgando-lhes o peito e vê-las além das mães, além das amantes e além do óbvio.

Brutas flores em um jardim suspenso contam histórias de outras flores em seus jardins vulgares, mais que isso, vivem essas histórias, tocam feridas abertas firmando assim uma aliança com essas mulheres atemporais.

  

4- “Obs.Cenas” – Grupo Estopim 

Sábados, 21h30 – até 18/12

Texto: Hilda Hilst
Diretor de Encenação: Osvaldo Beraldo
Direção de interpretação: Zeca Coelho
Elenco: Fabiana Pantarotto, Gláucia Neves e Patrícia Claro

Sobre o espetáculo: Inspirado na obra de Hilda Hilst. Após o prólogo desfilam crônicas: vozes da paixão dos que clamam por justiça, paz e igualdade na realidade de nossos tempos. Na segunda parte,  poesias brincam, de forma burlesca, com temas do universo de nossas aflições sexuais: poemas que se assemelham a contos de fadas para adultos. No epílogo, palavras: poesias revelam a efemeridade do tempo e da vida.

  

5- “Quando as Máquinas Param” – Cia de Baco

 Domingos, 19h30 – até 19/12

 Texto: Plínio Marcos

Direção: Marcelo Ferraz

Atores: Gláucia Neves e Otávio Delaneza

 Sobre o espetáculo:  Relação afetiva e amorosa: um jovem casal que lutar diariamente contra todas as limitações sociais que colocam em risco a continuidade e objetivo do seu amor. Como caminhar para o futuro se não temos mais esperanças? Quanto tempo pode o ser humano suportar sem perder sua dignidade, sua moral e sua ética? Pode o amor com toda a sua grandeza e força vencer um cenário de asfixia social.

  

 

Serviço:

Estação Caneca Espaço Cultural Trilhas da Arte

Rua Frei Caneca 384

Programação do Teatro:  terça-feira a domingo (Até 19/12)

Ingressos: R$30 (meia entrada R$15)

Informações: 11-2371-5744 contato@trilhasdaarte.com.br

Acesso a deficientes físicos e Estacionamento no local.

www.trilhasdaarte.com.br/

www.estacaocaneca.com.br/ http://trilhasdaarte.blogspot.com

Facebook: Trilhas da Arte Pesquisas Cênicas

Twitter: @trilhasdaarte